TAN, TAEG e MTIC
Se está a pensar fazer um crédito à habitação ou em melhorar as condições do seu crédito atual e precisa de analisar diferentes propostas, deve ter em atenção 3 indicadores essenciais para avaliar e decidir qual a melhor opção.
Estamos a falar da TAN, TAEG e do MTIC. Confuso? Vamos explicar o seu significado e como deve interpretar estes indicadores:
TAN – Taxa Anual Nominal
A TAN traduz o custo de um empréstimo com juros, por ano. Quanto maior for esta taxa, maior será o valor a pagar em juros com o seu empréstimo. Nos contratos com taxa variável, a TAN resulta da soma do indexante (tipicamente a Euribor) com o Spread (Margem de lucro do Banco). Nestes casos, a TAN irá sofrendo alterações ao longo do contrato sempre que existirem alterações no indexante, ou seja, de acordo com a maturidade da Euribor que escolher para o seu contrato, esta taxa pode alterar a cada revisão, em regra a cada 3, 6 ou 12 meses.
A TAN não deve ser confundida com o spread, uma vez que o Spread é apenas uma das componentes que compõe esta taxa.
TAEG – Taxa Anual de Encargos Efetiva Global
Esta taxa, mede o custo total de um empréstimo, por ano, em percentagem do montante emprestado. É uma das principais taxas utilizadas para comparar propostas de crédito e permite avaliar de forma muito simples qual a melhor. Para propostas com o mesmo valor de empréstimo, prazo e modalidade de reembolso, a proposta com a TAEG mais baixa é a mais barata. No cálculo desta taxa, estão refletidos custos com juros, comissões, despesas com impostos e com os emolumentos relativos ao registo da hipoteca (no caso de se tratar de um crédito com garantia hipotecária), seguros, comissões de manutenção de conta, entre outros encargos associados ao contrato de crédito.
Assim, quando tiver várias propostas para analisar, não deve olhar apenas ao spread proposto pelo banco, mas sim à TAEG onde estarão refletidos outros custos que muitas vezes passam despercebidos e fazem toda a diferença no custo total com o crédito.
MTIC – Montante Total Imputável ao Consumidor
O MTIC é o valor total que irá pagar por um determinado empréstimo, decorrido o período total do contrato. Este valor, representa a soma do valor total financiado, juros, comissões, impostos e outros encargos com o empréstimo. Com este valor, poderá avaliar diferentes propostas, comparando o valor dos juros e outros encargos que irá ter de pagar quando reembolsa o seu crédito.
A análise de diferentes propostas é fundamental para tomar a decisão certa e permite economizar muito dinheiro.
Se está a pensar em recorrer a um crédito à habitação ou analisar melhores soluções no mercado para o seu crédito habitação atual, conte com a ajuda dos nossos consultores para obter propostas de vários bancos, negociar as melhores condições e analisar as diferentes propostas. Este serviço não tem qualquer custo para si e pode ser decisivo no momento de tomar a melhor decisão sobre o seu crédito.
Comentários