Saiba como atenuar o efeito da subida da Euribor e reduzir a prestação do seu Crédito Habitação.
Desde julho de 2022 que BCE (Banco Central Europeu) iniciou uma trajetória de subida repentina e vertiginosa das taxas de juro, como nunca visto. No espaço de um ano, passámos de taxas de juro negativas para uma Euribor de 3,534% na maturidade a 12 meses, em fevereiro de 2023.
Considerando que a maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal, estão indexados à Euribor, os portugueses sentem já o efeito desta subida repentina no aumento da prestação das suas casas.
Contudo, o efeito da subida dos juros não se verifica ainda nas taxas de remuneração dos depósitos a prazo. Embora comecemos a assistir a alguns sinais de mudança, as taxas de remuneração são ainda manifestamente reduzidas ou nulas.
Liquidar total ou parcialmente o valor em dívida do seu crédito à habitação pode ser uma solução
Neste contexto, para quem dispõe de capitais próprios, liquidar total ou parcialmente o valor em dívida do seu crédito habitação pode ser uma solução para reduzir os juros pagos na prestação da casa. Recordemos que, até 31 de dezembro de 2023 encontra-se temporariamente suspensa a exigibilidade da comissão de reembolso antecipado de 0,5% do valor amortizado nos contratos com indexante variável.
Utilize o nosso Simulador de prestação de crédito após amortização antecipada, e fique a saber quanto poderá economizar na sua prestação.
Negociar as condições do seu Crédito Habitação atual
Perante um cenário de inflação e consequente aumento do custo de vida, poucos estarão em condições de recorrer a capitais próprios para reduzir a prestação do seu crédito habitação. Contudo, para estas situações, é igualmente possível encontrar soluções para reduzir a prestação da casa.
Nos contratos de crédito habitação com prestação indexada, a taxa de juro - TAN (Taxa Anual Nominal) - resulta da soma de duas componentes; Euribor e Spread. Assim, se é verdade que nada pode fazer para controlar o aumento da Euribor, é igualmente verdade que está nas suas mãos a possibilidade de negociar a redução do seu Spread atual. Ao negociar o seu spread atual pode reduzir a taxa de juro associada ao seu contrato e desta forma reduzir a sua prestação mensal.
Atualmente existem Bancos com ofertas de spread a partir de 0,5%
Se o seu spread é superior, deve negociar com o seu banco atual ou avaliar a possibilidade de transferir o seu crédito habitação, sem custos, para um Banco que lhe ofereça melhores condições, sem custos.
Com a Transferência de Crédito, pode reduzir juros, custos com comissões e ainda optar por seguros mais baratos, economizando assim milhares de euros ao longo da vida do seu contrato.
Com a ajuda do nosso Simulador de Transferência de Crédito Habitação, pode ficar a conhecer, de forma simples e rápida, o impacto que a redução do seu spread terá na sua prestação mensal atual e o quanto poderá economizar em juros, atenuando assim o efeito da subida dos juros na sua prestação mensal.
Na Ekonomiza pode obter propostas de vários bancos, num único canal. Negociamos o melhor spread para o seu caso e ajudamos a comparar as diferentes ofertas que lhe são apresentadas.
Se procura reduzir a prestação do seu Crédito Habitação, fale connosco sem compromisso e esclareça todas as suas dúvidas.
Comments