É relativamente consensual entre os analistas, que o ciclo de subidas da Euribor terá atingido o seu limite e que no decorrer de 2024 vamos continuar a assistir a uma descida deste indexante, dando continuidade ao que observámos já nos meses de dezembro e janeiro nas maturidades a 3, 6 e 12 meses.
Desde o início de 2022, o BCE (Banco Central Europeu) iniciou um ciclo de subida dos juros, com impacto no principal indexante dos contratos de Crédito Habitação com taxa variável – a Euribor. Esta subida repentina e acentuada, surpreendeu a esmagadora maioria das famílias portuguesas com Crédito Habitação, que viram a prestação das suas casas subir de forma galopante, comprometendo fortemente o equilíbrio das suas finanças pessoais.
o ritmo do alívio da política monetária na Zona Euro, estará sempre dependente do sucesso do BCE em controlar a trajetória da inflação
Contudo, importa recordar que o ciclo de subida dos juros se deveu a uma medida corretiva por parte do BCE, com o objetivo de controlar a inflação na Zona Euro. Por essa razão, o ritmo do alívio da política monetária na Zona Euro, estará sempre dependente do sucesso do BCE em controlar a trajetória da inflação.
Sabendo que, a prestação da casa é provavelmente o encargo mensal com maior peso e longevidade no orçamento familiar, e que na maioria dos casos as famílias portuguesas optam por contratos de crédito habitação com taxa variável, não podemos ignorar a importância que os esperados cortes nos juros assumem no alívio das carteiras e do orçamento familiar.
as descidas da Euribor poderão não ocorrer com a rapidez desejada
No entanto, se por um lado não existem grandes dúvidas quanto à perspectiva de descida da Euribor, o mesmo não acontece relativamente ao ritmo e intensidade dessas descidas. Ou seja, as descidas da Euribor poderão não ocorrer com a rapidez desejada, podendo estabilizar em patamares que ainda não produzem o impacto desejado na redução das prestações da casa e no alívio orçamental das famílias.
Deve ainda ter em consideração que o efeito da descida na Euribor na sua prestação, não é imediato. Ou seja, a atualização da prestação ocorre apenas na data de revisão associada ao seu contrato
Seria necessário recuarmos aproximadamente um ano para encontrarmos novamente a Euribor na maturidade a 12 meses com valores próximos de 3,5%. Admitindo, por exemplo, que tem um spread de 1,0%, associado ao seu contrato de crédito habitação, iria pagar 4,5% de juros ao banco durante 12 meses (Euribor 3,5% + Spread 1,0%). Ou seja, apesar de estarmos perante um cenário de perspectiva de descida da Euribor, o alívio na prestação poderá revelar-se ainda pouco expressivo. Deve ainda ter em consideração que o efeito da descida na Euribor na sua prestação, não é imediato. Ou seja, a atualização da prestação ocorre apenas na data de revisão associada ao seu contrato, em função da maturidade da Euribor associada. Por exemplo, se o seu contrato está indexado à Euribor a 12 meses e a sua prestação foi atualizada em outubro, onde a Euribor registou o pico mais alto deste ciclo de subidas, apesar da Euribor em dezembro e janeiro ter descido, a sua prestação manter-se-á inalterada durante 12 meses, e apenas será atualizada em outubro deste ano, de acordo com a Euribor em vigor nessa data.
Utilize o nosso simulador e impacto e verifique o impacto da Euribor no seu Crédito Habitação.
Entretanto, não fique à espera. Procure soluções para reduzir os encargos com o Crédito Habitação. Em muitos casos, é possível obter uma redução imediata no valor da prestação da casa através da negociação das condições do seu contrato, nomeadamente através de uma redução do Spread e do valor a pagar pelos seguros associados.
Nas soluções de taxa variável, é possível encontrar spreads a partir de 0,5%. Se optar por soluções de taxa mista, pode contar com taxas a partir de 2,5% e spread de 0% durante o período de taxa fixa (por exemplo, entre 1 e 3 anos).
Para pagar menos pelo Crédito Habitação, deve negociar com o seu Banco atual ou avaliar a possibilidade de transferir o seu Crédito Habitação para um Banco que lhe ofereça melhores condições, sem custos.
Utilize o nosso simulador de Transferência de Crédito Habitação e fique a saber quanto poderá poupar na sua prestação mensal.
Procure um Intermediário de Crédito para o ajudar neste processo. Na Ekonomiza acompanhamos todo o processo e tratamos de tudo por si. Negociamos o melhor spread e as melhores condições para o seu caso e apresentamos propostas de vários Bancos para que possa escolher a melhor, sem qualquer custo para si. Se procura reduzir a prestação do seu Crédito Habitação, fale connosco para conhecer as soluções que tem ao seu dispor e comece já a economizar no seu Crédito Habitação.
Comments