Neste artigo, saiba como reduzir encargos para equilibrar o seu orçamento familiar.
Perante o atual contexto de inflação, onde diariamente se sentem os efeitos do aumento do custo de vida, torna-se cada vez mais desafiante manter o orçamento familiar equilibrado. Assim, para garantir a estabilidade das suas finanças pessoais, deve rever os seus encargos mensais, avaliando o peso e relevância que estes representam no seu orçamento.
Identifique a totalidade dos seu rendimentos e das suas despesas
Deve começar por elaborar uma lista com a totalidade dos seus rendimentos e das suas despesas. Este processo, é fundamental para que possa ter uma noção clara e precisa da relação entre rendimentos e encargos. Por outro lado, a identificação das suas despesas permite formar uma maior consciência dos seus gastos e do peso que estes assumem no seu orçamento. Desta forma, estará em condições de tomar melhores decisões sobre o que é realmente importante para si e cortar em despesas que possa considerar dispensáveis ou supérfluas.
Para identificar a relação entre os seus rendimentos e as suas despesas, descarregue gratuitamente a Folha de Cálculo de Orçamento Familiar que criámos a pensar em si.
Avalie o seu nível de endividamento
Uma das principais fontes de desequilíbrio orçamental, é o endividamento excessivo através de créditos ao consumo. Em muitos casos, o valor total destas prestações, representa um peso superior ao desejável no orçamento familiar, deixando muitas vezes as famílias sem rendimento disponível.
Um dos indicadores que permite avaliar se o seu nível de endividamento é excessivo ou adequado, é a Taxa de Esforço. Na verdade, trata-se de uma fórmula muito simples mas decisiva para avaliar o peso dos seus encargos mensais com prestações financeiras. Assim, Para manter o seu nível de endividamento controlado, o encargo total com empréstimos não deverá ser superior a um terço do rendimento global do agregado familiar. Este, é também um dos indicadores utilizados pelas instituições bancárias para avaliar o risco de crédito com um determinado Cliente. Para saber mais sobre este tema e ficar a conhecer a sua taxa de esforço, consulte o nosso Simulador de Taxa de Esforço.
Consolide os seus créditos
Se tem vários créditos dispersos por diferentes instituições financeiras ou por diferentes produtos, tais como Cartão de Crédito, Crédito Pessoal, Crédito Automóvel, Descoberto Autorizado da conta à ordem, entre outros, a solução para reduzir os seus encargos pode passar por juntar tudo num só Crédito Consolidado.
Com esta operação, tem a possibilidade de gerir a maturidade do prazo do novo contrato e obter uma taxa de juro global mais baixa, o que se traduz numa redução substancial dos encargos mensais com empréstimos. Assim, poderá reduzir até 60% o seu encargo com prestações financeiras, aliviar o seu orçamento familiar e aumentar o seu rendimento disponível. Para além destas vantagens, com a consolidação de créditos, deixa de ter vários pagamentos e débitos diretos, passando a ter apenas uma prestação a uma única identidade.
Na ekonomiza ajudamos a organizar todo o processo e a preparar esta operação, sem custos para si! Se quer saber mais sobre este tema, consulte a nossa página de Crédito Consolidado.
Reveja as condições do seu Crédito Habitação
Se tem crédito habitação, deve avaliar a possibilidade de negociar o seu spread com o banco atual, ou transferir o seu crédito habitação para outro banco que lhe ofereça melhores condições, sem custos.
Negociar o seu crédito habitação representa uma forte possibilidade de reduzir a sua prestação e economizar muito dinheiro. Com esta operação, pode reduzir juros, custos com comissões e ainda optar por seguros mais baratos, economizando assim milhares de euros ao longo da vida do seu contrato.
Utilize o nosso Simulador de Transferência de Crédito Habitação e fique a saber quanto poderá economizar ao transferir o seu Crédito Habitação.
Mude padrões de consumo e estabeleça objetivos
Não basta uma folha de cálculo em Excel para reduzir as suas despesas e equilibrar o seu orçamento familiar. Todas as iniciativas serão insuficientes e inúteis se não forem acompanhadas de uma mudança de mentalidade e comportamento. Alguns padrões de consumo requerem uma adaptação e uma mudança de atitude.
Por outro lado, para que a mudança funcione e produza resultados, é fundamental delinear um objetivo equilibrado, realista e alcançável. Muitas vezes, os efeitos das alterações e cortes orçamentais não são atingíveis no imediato. Exigem resiliência e persistência numa ótica de continuidade.
Fale com um especialista em Finanças Pessoais
Procure acompanhamento personalizado. O nosso Programa em Finanças Pessoais é uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos fundamentais que o vão ajudar a preservar a sua estabilidade financeira de forma sustentável e ajustada à sua realidade. Para mais informações, consulte a nossa página de Coaching Finanças Pessoais.
Comments