Neste artigo, saiba mais sobre este movimento para a "independência financeira, reforma antecipada".
FIRE - Finantial Independence, Retire Early, ou “Independência financeira, Reforma Antecipada” é um movimento que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade e aderência no mundo das finanças pessoais. Nasceu no início dos anos 90, nos Estados Unidos da América, com a publicação do livro “O Dinheiro ou a Vida” onde os autores Vicki Robin e Joe Dominguez explicam em 9 passos como transformar a sua relação com dinheiro e atingir a independência financeira.
Objetivo e razões para o fazer
Quem adere a este movimento, tem como principal objetivo alcançar a liberdade e independência financeira antes da idade da reforma, através da implementação de um plano de poupança rígido, aleado a uma estratégia de investimento que permita rentabilizar as poupanças que vão sendo realizadas.
A ideia subjacente à independência financeira, passa por ter nas suas mãos o poder de decidir com utilizar o seu tempo, com o retorno de maior realização pessoal ou profissional. Reformar-se aos 40 anos com dinheiro suficiente para suportar as despesas inerentes aos seus hábitos de vida, não significa necessariamente passar o resto dos seus dias sem fazer nada. Pelo contrário, poderá utilizar o seu tempo para se dedicar a novos projetos que o realizem, tais como iniciar um negócio por conta própria, cooperar em projetos de voluntariado, viajar, passar mais tempo com a família, ou simplesmente continuar a trabalhar, mas sem sentir o peso da dependência do seu ordenado para viver.
Como calcular o seu valor FIRE
Com o passar do tempo, foram surgindo diferentes versões para a implementação do FIRE. Contudo, a fórmula mais utilizada pelos seguidores deste movimento é a regra dos 4%. Tendo sido objeto de estudo por professores e investigadores académicos, esta regra procura responder ao valor necessário para suportar um estilo de vida sustentável e respetivas despesas correntes durante a sua reforma, sem ficar descapitalizado.
Suponhamos um valor de despesas mensais de 1.000€. Para obter o valor FIRE neste cenário terá que multiplicar este valor por 12 (meses) e dividir o resultado por 4%. Assim, de acordo com esta regra, o valor a partir do qual atingiria a liberdade financeira é de 300.000€.
Mudança de paradigma
Um dos pilares fundamentais para o sucesso deste movimento é a poupança. Ou seja, para resultar, é necessário que esteja disposto a fazer cortes e a gastar o mínimo possível. Aderir a este movimento implica uma mudança profunda de paradigma em relação aos seus padrões de vida e hábitos de consumo. Implica avaliar cada despesa e ponderar sobre a real utilidade e necessidade de cada gasto. Implica mudanças para uma vida de maior frugalidade, como por exemplo, mudar de residência para uma opção mais económica, vender o carro e passar a movimentar-se em transportes públicos, anular subscrições de streaming, deixar de fazer refeições em restaurantes, etc.
Leia ainda “7 passos para a liberdade financeira”.
Poupança como prioridade
Entre os casos de maior sucesso, encontramos quem tenha conseguido encontrar o FIRE aos 30 anos de idade, sendo, no entanto, mais comum verificar-se este objetivo aos 40 anos de idade. Quanto mais cedo iniciar este projeto, menor dificuldade terá em atingir o seu FIRE. Contudo, cada situação tem realidades específicas e não podem ser comparadas. Cada pessoa tem o seu valor FIRE e prazo para o atingir, em função da idade e esforço de poupança que pretende empreender neste projeto.
Investimento – ponha o dinheiro a trabalhar para si
Para atingir o valor FIRE não basta poupar. Poupar é fundamental, contudo, estará a perder dinheiro se não rentabilizar as suas poupanças. Por força da inflação (7,8% em 2022), à média que os preços sobem o seu dinheiro perde valor. Assim, será necessário investir uma parte das suas poupanças para que possa gerar uma renda passiva e incrementar valor ao seu património financeiro.
O movimento FIRE implica muita disciplina e alguns sacrifícios pessoais, em particular para a realidade portuguesa. Para resultar, é fundamental começar o mais cedo possível e sobretudo que proceda a um exercício de analise e ponderação sobre a importância de ter mais tempo para si e para uma vida com mais alegria, significado e realização pessoal. Contudo, como em todas as coisas na vida, muitas vezes o segredo pode estar no equilíbrio e na moderação.
Comments